contabilidade
Jairo Sá teles sampaio
CONTEXTO EMPRESARIAL
FEIRA DE SANTANA
2013-10-10
JAIRO as TELES SAMPAIO
CONTEXTO EMPRESARIAL
Trabalho apresentado ao Curso CONTABEIS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade básica, para fins de avaliações da 1º unidade. Com a orientação do mestre.
FEIRA DE SANTANA
2013-10-10
Segundo a resolução do CFC n. 750/1993 o artigo 4º prorroga que o princípio da entidade reconhece o Patrimônio como objeto da contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Assim, entende-se Entidade de acordo os princípios da contabilidade como uma unidade claramente definida econômica, que se engaja na identificação das atividades econômicas, controla os recursos econômicos e se distingue das relações pessoas dos proprietários e dos funcionários. Assim a contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica, dessa forma o patrimônio da empresa não se confunde com o dos seus sócios, ou seja, não se misturam transações de uma empresa com as de outra, mesmo que ambas sejam do mesmo grupo empresarial, é respeitada a individualidade.
Já o Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. Parte do pressuposto a entidade cujo patrimônio está sendo contabilizado não está destinada a liquidação ou a qualquer forma de extinção, mas, sim, a continuar operando por tempo indeterminado. Sabe-