contabilidade
ATPS
Contabilidade Intermediaria
Professor. Ma. Simone Maria Menezes Dias
Alunos:
MARCELO DE OLIVEIRA SILVA – RA 301519
MARCIAL TERAMUSSI – RA 301538
SILVONEI DA SILVA GONCALVES – RA 372093
................................................................... – RA 000000
POLO PROMISSÃO – FACULDADE FAMUP DATA: 11/09/2012
Etapa n.° 1:
O Balancete de Verificação tem como base os método das partidas dobradas tem como finalidade averiguar se os saldos das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja, se os lançamentos contábeis foram lançados corretamente. A regra fundamental é: Para todo débito lançado numa conta, haverá obrigatoriamente, um credito lançado em outra conta. Não Haverá devedor sem credor.
O balancete de verificação é uma demonstração parecida com balanço no inicio, ou seja, apresenta o saldo todas as contas patrimoniais, e ainda apresenta o saldo das contas de resultado, num único demonstrativo. O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa.
Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.
Este demonstrativo poderá ser utilizado para fins gerenciais, com suas informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados. O grau de detalhamento do balancete de verificação deverá estar adequado a finalidade do mesmo. Caso o demonstrativo seja destinado a usuários externos o documento deverá ser assinado por contador habilitado pelo conselho regional de contabilidade (CRC).
Geralmente o balancete é disponibilizado mensalmente, servindo assim como suporte aos gestores para visualizar a situação da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um