Contabilidade
O termo ESTATÍSTICA provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões. Neste sentido foi utilizado em épocas remotas para determinar o valor dos impostos cobrados dos cidadãos, para determinar a estratégia de uma nova batalha em guerras que se caracterizavam por uma sucessão de batalhas. Naquela época era fundamental aos comandantes saber de quantos homens, armas, cavalos etc. dispunham após a última batalha. Estatística é um conjunto de técnicas de analise de dados, cientificamente formuladas, aplicáveis a quase todas as áreas do conhecimento. É a ciência que estuda os processos relevantes a uma área de investigação. As principais aplicações de estatística estão nas pesquisas eleitorais, índices econômicos, técnica cirúrgica, meteorologia, analise de mercado, em tudo que se possa ser comprovado cientificamente. A estatística tem seus resultados associados a uma pequena incerteza, com as técnicas de estatísticas tenta-se minimizar a margem de erro e controlar para que não haja novos imprevistos nas tomadas de decisões. PRINCIPAIS CONCEITOS DE ESTATÍSTICAS:
Estatística Descritiva: resumo de informações coletadas através de gráficos, tabelas e resumos numéricos.
Inferência Estatística: analisam-se amostras da população e seu resultado será deduzido ao restante da população. Para obter bons resultados devemos observar a inferências da população geral, planejar o processo experimental e estabelecer níveis de incertezas nas conclusões.
População: é o elemento da analise, onde esse elemento tem que ter características, localização geográfica e localização temporal em comum.
Amostragem Aleatória: uma pequena parte da população classificada aleatoriamente sem uso da vontade, para uma possível analise. São duas as técnicas de amostragem, a probabilística e a não-probabilistica.
A amostragem probabilística