Contabilidade
DISCIPLINA: CONTABILIDADE GERAL E DE CUSTOS
PROFESSOR: DEUSDETE PINHEIRO
CONTAS
Contas - é o nome técnico que identifica um componente (Bem, Direito, Obrigação ou Patrimônio Líquido) ou um componente de Resultado (Despesa ou Receita).
TEORIA DAS CONTAS
Ao longo dos anos existiram várias escolas contábeis, notadamente na teoria das contas, entre as quais destacam-se:
Teoria Personalista: nesta teoria cada conta assume a configuração de uma pessoa no seu relacionamento com a empresa ou a entidade.
• Por esta teoria: Obrigações e Patrimônio Líquido são pessoas credoras (representa aquelas pessoas que têm a receber da sociedade); enquanto que Bens e Direitos são pessoas devedoras em relação à entidade.
1. Teoria Materialista: as contas representam relações materiais e se classificam em dois grupos: • Contas Integrais – representam bens, direitos e obrigações (PE); • Contas Diferenciais – Representam as contas do Patrimônio Líquido (PL) e suas variações, inclusive as receitas e despesas.
2. Teoria Patrimonialista: entende que o patrimônio é objeto a ser administrado. Separa as contas que representam situação estática (patrimônio ou A = PE + PL) das contas que representam a dinâmica da situação (receitas e despesas): • Contas Patrimoniais – representam a situação estática, ou seja, o patrimônio: bens, direitos, obrigações com terceiros e o Patrimônio Líquido. Exemplo: . . ATIVO PASSIVO . Bens Obrigações Caixa Fornecedores Veículos Duplicatas a Pagar Direitos Patrimônio Líquido Duplicatas a Receber