Contabilidade
As principais teorias da psicologia organizacional: clássica e contemporâneas
Psicologia Organizacional
É o campo da psicologia aplicada que busca compreender os indivíduos no campo da industria, ou organização, referindo-se ao desenvolvimento e aplicação de princípios científicos que irão favorecer o ambiente de trabalho e as interações que ali surgem.
Teoria da Hierarquia das Necessidades Maslow
A teoria de Maslow afirma que a satisfação das necessidades humanas é importante para a saúde física e mental do indivíduo, pois elas estão dispostas em uma hierarquia do nível mais baixo, referente às necessidades fisiológicas (corpo), ao mais alto, que diz respeito às necessidades psicológicas (mente). O nível mais baixo inclui as necessidades quanto a sobrevivência, como ar, água, comida. O segundo nível consiste nas necessidades de segurança quanto a proteção de possíveis perigos, como as relacionadas de abrigo e proteção. No terceiro nível estão as necessidades sociais, que incluem amor, afeição e relacionamento com outras pessoas. O quarto nível é o da necessidade de estima, que envolve o respeito a si próprio e aos outros. Finalmente, temos a auto-realização, que Maslow não definiu com precisão. Esse nível se refere à satisfação dos objetivos pessoais e ao alcance pleno do potencial individual, ou, como afirmou Maslow, ‘o desejo de ser... Tudo o que se é capaz de ser’.
Segundo Maslow, para que um desejo seja motivador, ele não pode ser satisfeito já que as pessoas são motivadas pelo nível mais baixo de necessidades não satisfeitas. Ou seja, se dois níveis de necessidades não são satisfeitos, o nível mais baixo irá prevalecer.
Exemplos.: Uma pessoa faminta não se preocuparia com o perigo e talvez se arriscaria a roubar comida, mesmo sabendo que a punição por roubo é severa. Uma pessoa com sua necessidade de segurança não satisfeita não estaria preocupada em ir a uma festa e se