contabilidade
Como primeiro passo se torna necessário conceituarmos o que é um sistema de informação.
Para DAVENPORT e PRUSAK (1999), é essencial para a realização bem-sucedida dos trabalhos ligados ao conhecimento, que as organizações saibam definir o que são dados, informações e conhecimento, pois o sucesso ou o fracasso organizacional muitas vezes pode depender da aplicação desses elementos para solução de problemas e tomada de decisões.
A tecnologia da informação contem recursos de processamento (hardware, software, bancos de dados). Para chegar no objetivo da organização é necessário pessoas, comunicação e procedimentos. Logo podemos perceber que Sistema de informação é a ligação de elementos que contem dados, e estes dados são transformados para um resultado.
Sistemas contábeis são o conjunto de atividade que engloba a compreensão da atividade empresarial (necessária para elaborar um plano de contas adequado), a analise e a elaboração das demonstrações financeira, sua analise, interpretação e recomendações para aperfeiçoar o desempenho da empresa.
Na contabilidade podemos destacar algumas maneiras de administrar e controlar as informações:
Sistema manual que se utiliza de instrumentos simples, de valores reduzidos como planilhas, canetas, livros ou fichas.
Sistema maquinizado considerado como modo moderno onde se utilizava a maquina de datilografar comum, maquinas de calcular.
Sistema eletrônico ou seja o uso do computador, que hoje deixou de ser algo misterioso e aterrorizador para ser entendido como uma calculadora muito rápida que transforma e elabora relatórios de uma contabilidade.
Em conjunto como o sistema eletrônico o software contábil troce consigo um avanço muito grande, simplificando e racionalizando as execuções das tarefas.
O Sistema de Informação Contábil será o encarregado do registro de todas as ocorrências realizadas pela empresa, organizando-as de acordo com as necessidades dos