contabilidade
Analisa-se a importância da contabilidade no meio rural para os pequenos, médio e grande produtor rural vista como uma ferramenta gerencial, que permite por meio de informação contábil planejamento, controle orçamentário para tomada de decisão. A contabilidade rural ainda é vista como uma ferramenta administrativas pouco utilizadas pelos produtores rurais e ainda quando a utilizam, ela se se destina praticamente para fins tributários apenas. Analisa-se o pouco conhecimento sobre o assunto relacionado ao desinteresse dos produtores rurais em utilizar a contabilidade gerencial como ferramenta para auxiliar na tomada de decisão.
Analisa-se também como o desenvolvimento tecnológico e as mudanças provocadas pela economia globalizada também afetaram a agricultura, exigindo qualificação dos gestores e fazendo com que a agricultura se tornasse mais competitiva, aumentando a produtividade e reduzir custos.
Verifica-se como a contabilidade pode desempenhar um importante papel como ferramenta gerencial,por meio de informações que permitam o planejamento, o controle e a tomada de decisão, transformando as propriedades rurais em empresas com capacidade para acompanhar a evolução do setor, principalmente no que concerne aos objetivos e atribuições da administração financeira, no controle de custos, na diversificação de culturas e na comparação de resultados.
. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da contabilidade Rural para o produtor rural, por meio dos métodos contábeis e administrativos. Ferramenta que existe para suprir as necessidades de planejar, orçar, organizar e orientar a gestão do patrimônio rural.
- Permitir a comparação do desempenho da empresa no tempo, e desta com as outras empresas;
- Registrar todas as transações de uma empresa rural,que possam se expressar em termos monetários.
- Justificar a liquidez e capacidade de pagamento da empresa junto aos agentes financeiros e outros credores;
Um dos maiores problemas é o