contabilidade
Não só os administradores utilizam os relatórios que a Contabilidade fornece, outras pessoas, órgãos e empresas também a utilizam como ferramenta para saber quanto a empresa esta conseguindo lucrar, a sua saúde financeira e como melhorá-la, Os Bancos e Financeiras, a fim de concederem um empréstimo a uma empresa, ela terá condições de pagar;os sindicatos de empregados com o intuito de pedir um percentual de aumento maior para os funcionários;o Governo em geral, para verificar a possibilidade de aumentos de tributos, ou sua redução.
O novo ritmo da economia mundial requer das organizações um conhecimento para coletar, trabalhar, interpretar e gerenciar os recursos baseados nas informações extraídas de todos os departamentos e conseqüentemente, vem sendo fundamental a busca por uma posição melhor no mercado em relação aos seus concorrentes.
Em contrapartida a comunicação empresarial deve fundamentar-se na clareza e na simplicidade para alcançar a compreensão dos colaboradores, porque todos têm que ter o mesmo propósito para então tentar atingir o mesmo objetivo. Nessa fase é de suma importância o papel dos líderes para expor aos demais funcionários o objetivo que a empresa pretende atingir e a importância do comprometimento com a missão da empresa.
Reconhece-se que o desenvolvimento das áreas tecnológicas como a informática, a logística, os recursos-humanos entre outras, aliados aos conhecimentos sociais, forneceram meios para que a Contabilidade utilize-se de técnicas, informações e relatórios feitos sob medida para favorecer as necessidades gerenciais dos administradores.
Além disto, as informações decorrentes da Contabilidade, não se restringem apenas aos limites das empresas, mas também a outros segmentos de usuários, com por exemplo investidores, fornecedores, bancos, governos, sindicatos, funcioná- rios, entre outros interessados, porque são notadas e avaliadas também para posicionamento e decisões destes na rotina de