HUMANIZAÇÃO NA UTI:OPTICA DOS PROFISSIONAIS INTENSIVISTAS
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – FAFICH
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
FABRICIO .....
Goiatuba, Agosto de 2013.
FABRÍCIO ....
HUMANIZAÇÃO NA UTI:OPTICA DOS PROFISSIONAIS INTENSIVISTAS
Trabalho apresentado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, sob a orientação da professora Paulienne Ramos.
Goiatuba, Agosto de 2013
INTRODUÇÃO
A analise crítica foi elaborada através de um artigo cientifico, onde obtive a visão dos profissionais que atuam na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Getúlio Vargas, por se tratar de um hospital público e hospital escola, o hospital em questão é referencia no atendimento de pacientes em estado crítico/grave.
A prática de humanização requer uma visão do paciente como um ser com suas múltiplas facetas, mas não apenas isso busca o envolvimento do ser profissional com o ser paciente e a inter relação destes por meio de comunicação que deve estar direcionado também aos familiares e a todos os profissionais.
HUMANIZAÇÃO NA UTI: OPTICA DOS PROFISSIONAIS INTENSIVISTA
Humanizar a UTI significa cuidar do paciente como um todo, um conjunto que engloba o ambiente físico, o cuidado dos pacientes e familiares, as relações entre as equipes de saúde. Desde a época de Hipocrates já se tinha um conhecimento de que o atendimento de saúde deveria ter um caráter humanizado, o hospital sendo assim palco para diversas discussões no que se refere às teorias de humanização, porém ao que constam essas mesmas ainda não são bem compreendidas ou definidas pelos cuidadores profissionais. O PNHAH (Programa Nacional de Humanização a Assistência Hospitalar) associa o desenvolvimento técnico cientifico a solidariedade, respeito e ética na relação entre profissionais e usuários, é