COntabilidade
No departamento fiscal eu comecei identificando toda a documentação de documentos, tais como: CNPJ, REQUERIMETO DO EMPRESÁRIO, CONTRATO SOCIAL, INSCRIÇÃO ESTADUAL, EXTRATOS, BOLETOS, E AS NOTAS FISCAIS.
As notas fiscais são separadas em diversos modelos e série, D-1 que é nota fiscal de venda ao consumidor, F/1 que é nota fiscal de prestação de serviço, redução z que é baseada no cupom fiscal e é um resumo das vendas diárias, e a Danfe que é um documento auxiliar da nota fiscal eletrônica.
Depois de fazer toda a identificação dos documentos, antes de fazer qualquer tipo de lançamento ou calculo, eu organizei separadamente as notas fiscais de entrada e saída por ordem cronológica de data, mas antes de fazer um lançamento no sistema eu acompanhei todo o processo feito por um funcionário do escritório.
O lançamento é feito em um sistema contábil, onde devemos selecionar a opção escrita fiscal, registro de entradas para lançarmos as notas fiscais dos fornecedores. Feito isso temos que colocar os dados solicitados pelo programa, modelo e numero da nota, CNPJ do fornecedor, data em que a nota foi emitida,CFOP que é o código fiscal de operações e prestações e nesse sistema contábil ele vai determinar a contabilização correta do lançamento, o cfop possui diversos códigos de operações. (explicar cfop entrada).
Nas notas fiscais de saídas, basicamente é o mesmo processo, colocamos o numero da nota, o modelo, a data de emissão, CPF/CNPJ do cliente, o valor, e o cfop. (explicar cfop saída).
Nas notas fiscais de prestação de serviço os lançamentos são um pouco diferentes, colocamos os dados básicos que são numero, modelo, cliente, data, e o valor contábil, e abrirá um campo para colocarmos o município, código de atividade