Contabilidade
Para abertura de uma empresa, alguns aspectos devem ser levados em consideração, afim de que esta possa obter maior rentabilidade em sua área de atuação. Cuidados como, qual ramo de atividade atuar, localização, público alvo, forma de tributação, devem ser de grande importância para o empresário, sendo que este último será o objeto de estudo deste trabalho. Os tributos são um dos maiores custos que as empresas possuem, e a escolha do regime de tributação pode ajudar na diminuição destes, de forma licita, sem infligir a lei. Através deste trabalho iremos analisar como diminuir os encargos federais, avaliando três formas de tributação: Simples Nacional, Lucro Real e o Lucro Presumido, que também fazem parte do Planejamento Tributário.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
O Brasil possui umas das maiores cargas tributárias do mundo e o planejamento tributário surge como uma esperança de diminuir esses encargos, propiciando assim um maior lucro à empresa. A cada inicio de ano, uma decisão muito importante deve ser tomada, decisão esta, que poderá interferir diretamente em seu desempenho durante o exercício. É através do planejamento tributário que se define a melhor forma de tributação para uma empresa, a fim de evitar uma grande carga de impostos e ao mesmo tempo não infligir à legislação vigente. A escolha do regime tributário de uma empresa é realizada anualmente e vai influenciar diretamente em seu desempenho durante todo o ano. Baseando-se nisso, qual opção escolher para que empresas evitem uma alta carga tributária, ocasionando assim enormes prejuízos?
3. JUSTIFICATIVA
O assunto abordado é de grande importância, pois tratará das formas de tributações, que influenciam diretamente no valor de pagamento de impostos pelas empresas e consequentemente em seu faturamento mensal. Nenhuma empresa é constituída, com o intuito de obter prejuízos, mas sim o lucro, crescer e fixar-se no mercado a cada ano, e