Contabilidade
PRÍNCIPIOS DE CONTABILIDADE
À medida que a prática e a Ciência Contábil foram sendo organizadas e estruturadas, pesquisadores procuraram identificar e compilar quais os princípios que as orientavam, em especial a função de registrar todos os fatos que afetam o patrimônio de uma entidade. Os princípios contábeis tornaram-se regras que passaram a ser seguidas e aceitas por todos e hoje constituem a principal teoria que sustenta e fundamenta a Contabilidade. Os Princípios da Contabilidade devem ser obrigatoriamente observados no exercício da profissão contábil e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).
Os Princípios da Contabilidade são: entidade, continuidade, oportunidade, registro pelo valor original, competência e prudência. Cada um deles são muito importantes para a vida do profissional de contabidade, porém temos que saber o que significa e para que serve o mesmo.
.Entidade - A Contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica. Enfim, o patrimônio da empresa jamais se confunde com o dos seus sócios. A contabilidade da empresa registra somente os atos e os fatos ocorridos que se refiram ao patrimônio da empresa e não os relacionados com o patrimônio particular de seus sócios.
.Continuidade- a entidade é vista como um empreendimento em constante andamento, não havendo, salvo raras exceções, previsão para o encerramento de suas atividades.
.Oportunidade- Refere-se ao momento em que devem ser registradas as variações patrimoniais. Devem ser feitas imediatamente e de forma integral, independentemente das causas que as originaram, contemplando os aspectos físicos e monetários.
.Registro pelo Valor Original- Os elementos patrimoniais devem ser registrados pela contabilidade por seus valores originais, expressos em moeda corrente do