Contabilidade
Figura 1 - Modelo de Walton 14
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 A ORIGEM DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 6
2.1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 7
2.2 A IMPORTÂNCIA DO SER HUMANO NO TRABALHO 8
2.3 CONCEITO DE QVT E SUA ABRANGÊNCIA 10
3 OS MODELOS DE QVT 12
3.1 MODELO DE QVT DE NADLER E LAWLER 12
3.2 MODELO DE HACKMAN E OLDHAN 12
3.3 O MODELO DE WALTON 14
3.4 A MOTIVAÇÃO DO EMPREGADO 15
3.5 REMUNERAÇÃO 19
3.6 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO VISANDO A BUSCA DA AUTO-REALIZAÇÃO HUMANA 19
3.7 RECURSOS HUMANOS X QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO 20
3.8 O PODER DO TRABALHO NA VIDA HUMANA 22
4 CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 25
ANEXOS 26 1 INTRODUÇÃO
O atual ambiente organizacional caracteriza-se por uma turbulência crescente, com as mudanças sucedendo-se a uma velocidade sem precedentes. A partir do crescimento da economia, intensificou-se a necessidade de reorganização das estruturas, da adoção de novas técnicas de gestão administrativa e de um inovador processo produtivo a fim de compatibilizar a organização com as condições necessárias à sua sobrevivência em um ambiente altamente competitivo.
Essa nova dinâmica é determinada por vários fatores, entre os quais se ressalta o processo contínuo de inovação que permeia a evolução tecnológica, devido ao seu impacto junto à gestão de Recursos Humanos nas organizações.
As organizações, ao introduzirem inovações tecnológicas, raramente preocupam-se em avaliar os aspectos humanos relacionados e afetados por tal processo, nem tampouco levam em consideração o indivíduo em sua dimensão integral, o que inclui, obrigatoriamente, uma preocupação com a qualidade de vida.
Durante muitos anos, o trabalho servia para a manutenção e a reprodução biológica do ser humano e se desempenhou sob a forma de coleta, de trabalho extrativo, quando veio surgir, mais tarde, a pesca, a caça e o pastoreio. Com a agricultura, veio a idéia de que se produzindo um excedente do que se poderia utilizar,