Contabilidade
Wilson Alberto Zappa Hoog[i]
Resumo
O referente contábil jurídico destaca a nova realidade em que se inserem as células sociais, sendo o objetivo central deste labor contábil demonstrar e explicar o sentido e alcance da contabilidade contemporânea no ramo social e ambiental, pelo viés da concretização contábil[ii] ao momento social econômico de sua aplicação, demonstrando o valor adicionado positivo ou negativo e a importância da perícia em questões ambientais e sociais e o confronto entre ativos e passivos ambientais sociais. O artigo observa as células sociais à luz da realidade contemporânea econômica, ambiental, social, financeira e contábil em que está inserido o Brasil, destacando as influências e inter-relações entre a função econômica e a função social ambiental, pontuando a responsabilidade pessoal do administrador da empresa. Nesta abordagem, temos o efeito da supremacia da função social da propriedade na solução das lacunas e as conseqüências no direito contábil, pela notificação da resenha e dos tipos de demonstrações contábeis. A educação continuada, pelo estudo da semântica jurídico contábil, assume integralmente seu papel de orientar o processo de elaboração das demonstrações contábeis sociais e ambientais.
Palavras-chave:
Contabilidade social e ambiental; as contingências sociais e ambientais; perícia em questões ambientais, Lei 6.404/76; balanço social ambiental; demonstrações contábeis; relatórios contábeis; valor adicionado; contabilidade; Zappa Hoog; demonstrações financeiras; demonstração do valor adicionado; grupos de contas ambientais; confronto entre ativos e passivos ambientais sociais.
Desenvolvimento.
A contabilidade social ambiental é uma vertente especial da ciência da contabilidade que está voltada à função social da riqueza das células sociais, que se ocupa com a ambiência onde está inserida a atividade e as influências desta para com a