Contabilidade
Durante muito tempo, a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias, mas hoje em dia, com um mercado altamente competitivo, ela é vista também como um instrumento gerencial que auxilia os empresários na tomada de decisão, e no processo de gestão, planejamento, execução e controle.
A Contabilidade pode contribuir positivamente para o sucesso da empresa, desde que o empresário esteja disposto a passar as informações reais para que o seu contador possa auxiliá-lo na melhor tomada de decisão.
As informações da Contabilidade devem ser elaboradas de forma que contenham dados a serem usados pelos administradores da empresa em planejamento de operações ou em tomada de decisão. Elas devem conter o maior número possível de informações que atendam à necessidade do investidor.
O investidor deve ser informado através de um relatório gerado pela contabilidade onde são identificado a saúde financeira e econômica da empresa no fim do ano ou em qualquer data prefixada, este relatório é chamado Balaço Patrimonial que é constituído pelo:
- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. O controle de bens do ativo imobilizado serve para controlar o tempo de vida útil, fazer o cálculo da depreciação e a contabilização dos lançamentos, inclusão dos novos bens adquiridos, baixa dos bens vendidos. - Passivo significa as obrigações exigíveis da empresa, ou seja, as dívidas que serão cobradas, reclamadas a partir da data do seu vencimento. É denominado também passivo exigível, dívidas com terceiros, recursos de terceiros, ou capital de terceiros. O passivo exigível evidencia o endividamento da empresa; o seu crescimento de forma desmedida pode levar a empresa à concordata ou até falência. - Patrimônio Líquido é a demonstração mais completa e abrangente, representa o