Contabilidade
SABRINA BRITO FONTENELE
CONTABILIDADE DE CUSTOS: COMO INSTRUMENTO GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÕES
Guaraciaba do Norte – CE, 2011 SABRINA BRITO FONTENELE
CONTABILIDADE DE CUSTOS: COMO INSTRUMENTO GERENCIAL NA TOMADA DE DECISÕES
* Projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso de Contabilidade da Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, para obtenção do diploma de graduação. * * * Orientador: Prof. Luciano Carvalho Aguiar
Curso de Contabilidade Guaraciaba, 2011
TEMA
Contabilidade de Custos: como instrumento gerencial na tomada de decisão.
DELIMITAÇÃO DO OBJETO
Inicialmente, a contabilidade era utilizada simplesmente para levantamento de estoques, bastando que o contador fizesse cálculos baseados nas entradas ou saídas de mercadoria adquiridas. Para isto, verificava-se quanto existia de estoques, somavam-se as compras realizadas e diminuía-se o que restava de mercadorias, sendo obtido assim, o custo das mercadorias vendidas.
Porém, com a Revolução Industrial no século XVIII, esta forma de utilização da contabilidade sofreu drásticas mudanças, se transformando em algo mais complexo de modo a atender as mais recentes necessidades que a indústria apresentava para mensuração e formação de seus estoques. A partir deste evento, que representou um marco histórico para a contabilidade, os contadores passaram a desenvolver e adaptar critérios já utilizados na empresa comercial, para a formação de novos critérios a serem aplicados na avaliação de estoques no caso industrial.
Com toda essa transformação ocorrendo no setor industrial, e diante de