Contabilidade
Processo mediante o qual é identificada, medida, registrada e divulgada a informação econômica de uma organização ou empresa, com a finalidade de possibilitar às pessoas interessadas que avaliem a situação da entidade. A escrituração comercial refere-se à elaboração dos registros contábeis, pelo qual se obtém os dados, ajustados aos princípios contábeis, utilizados para avaliar a situação, e a informação financeira relevante de uma entidade.
Utiliza-se um sistema de dupla entrada: cada transação é registrada refletindo o duplo impacto sobre a posição financeira da empresa e os resultados que esta obtém. A informação relativa à posição financeira, sobre os ativos, os passivos e o saldo líquido patrimonial em uma determinada data (o último dia do ano natural ou fiscal) reflete no chamado balanço da empresa, ainda que os resultados obtidos pela empresa apareçam sem comentários na conta de perdas e ganhos. A liquidez é expressa no informe econômico-financeiro da empresa em uma memória a parte. Essa informação permite estudar os resultados obtidos no passado e, ao mesmo tempo, realizar prospecções e projetos para planificar o crescimento e a atividade no futuro. Na memória, aparece detalhadamente a informação que não se pode obter através da balança nem da conta de perdas e ganhos, como a razão social da empresa e a atividade ou atividades às quais se dedica e as bases de apresentação das contas anuais, onde deverá estar justificado o motivo pelo qual são aplicados critérios diferentes aos estabelecidos pelos princípios contábeis e por que são aplicados princípios contábeis não obrigatórios.
Informação contábil
Classifica-se em duas grandes categorias: a contabilidade financeira, ou contabilidade externa, e a contabilidade de custos, ou contabilidade interna. A primeira favorece o público em geral e permite obter informação sobre a posição financeira da empresa, seu grau de liquidez e sua rentabilidade. A segunda estuda as relações