Contabilidade
Os usuários da contabilidade tanto podem ser internos como externos, ambos possuem interesses diversificados, razão pela qual as informações contábeis devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da situação patrimonial da entidade e das mutações sofridas por este patrimônio, permitindo a realização de indiferenças sobre o seu futuro
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
Usuários Internos:
Incluem-se os administradores, gerentes, encarregados, diretores, chefes de departamento, enfim, os administradores de todos os níveis.
Os usuários externos podem ser considerados os bancos, fornecedores, sindicatos, acionistas, governo, etc. É evidente que cada tipo de usuário necessita de informações diferenciadas.
Exemplos de usuários da contabilidade:
Administradores da empresa: tomar decisões vitais para o sucesso do negócio, rentabilidade e capacidade de pagamento.
Proprietários: sabe sobre a rentabilidade do seu negocio;
Funcionários : saber se a empresa tem condições de pagar seus salários, fluxo de caixa capaz de assegurar a empresas condições de uma boa remuneração.( Todo funcionário se preocupa com a contabilidade da empresa onde trabalha, pois se a empresa não estiver bem, pode haver corte, ou atraso de salário, baixa remuneração, sem benefícios...etc).
Fornecedores: saber da situação financeira da empresa e conseqüentemente do risco de vender a prazo. (Antes do fornecedor faturar para a empresa, faz uma pesquisa no SPC ou Serasa, para verificar se esta pagando tudo em dia, ou da um limite de compra para faturamento).
Bancos: analise econômico- financeira para aprovar empréstimos;capacidade de pagamentos da empresa (ao emprestar dinheiro