Contabilidade e suas caracteristicas
Introdução
As características da informação contábil discutidas neste capítulo identificam as informações que provavelmente serão as mais úteis para os usuários a quem a cotabilidade se destina. Os relatórios fornecem informações sobre os recursos econômicos da entidade analisada e os efeitos das transações feitas com esses recursos.
As características qualitativas da informação contábil-financeira útil são aplicadas a estas informações quando fornecidas pelas demonstrações contábeis ou outros meios, e podem variar de acordo com a natureza destas, por exemplo, as características que se aplicam a informações contábeis sobre o futuro são diferentes das que a se aplicam a informações sobre recursos já existentes.
Características qualitativas da informação contábil-financeira útil
Para ser útil, a informação contábil financeira precisa ser relevante e fidedigna. Ela deve ser também comparável, verificável, tempestiva e compreensível.
Relevância
Uma informação relevante é aquela que faz a diferença nas decisões tomadas. Para isso, ela deve ter valor preditivo, valor confirmatório, ou os dois. O valor preditivo é caracterizado pela capacidade de ser usado como um dado nas predições feitas pelo usuário. O valor confirmatório deve servir de feedback para avaliações prévias.
Materialidade
Uma informação material deve ser relevante em decisões tomadas pelos usuários.
Representação fidedigna
Toda a informação representada deve ser fidedigna. Para que isso aconteça, atribui-se que ela deve ser completa, neutra e livre de erro. Por completo, podemos entender que o retrato feito deve incluir todas as informações necessárias para a compreensão de um determinado fenômeno. Por retrato neutro, podemos entender que deve ser um retrato onde a relevância de cada informação contida nele não foi modificada pelo contador e, livre de erros indica não houveram erros ou omissões no tratamento das