Contabilidade e Orçamento Público
Kenneth Blanchard (Co-autor de O Gerente-Minuto), Patricia Zigarmi, Drea Zigarmi – Tradução de Ruy Jungmann – 8ª. Edição – Editora Record. pro
Uma empresária procurou o Gerente Minuto porque se sentia como se fizesse tudo sozinha em sua empresa e que ninguém trabalhava como ela.
Foi orientada a delegar poderes, porém disse que seus funcionários não estavam prontos; foi orientada a treiná-los; argumentou que não dispunha de tempo; o Gerente Minuto disse então que ela tinha de fato um problema.
Lema: “Não trabalhe mais – trabalhe com mais inteligência”
O Gerente-Minuto fez uma análise da organização da empresária e explicou que o sistema adotado pela mesma era o de “pirâmide” (executivos, gerentes, empregados) e que preferia o sistema “pirâmide invertida” (empregados, gerentes, executivos) com prioridades para os funcionários que mais necessitam de auxílio.
Lema: “Para pessoas diferentes, métodos diferentes”
O Gerente-Minuto convidou a empresária para que conhecesse e questionasse os colaboradores dele sobre a forma de seu estilo de liderança. Ela optou, de livre escolha, iniciar seus questionamentos pelo diretor de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos e foi informada que seu trabalho era muito planejado, dirigido e orientado com as freqüentes reuniões com o Gerente-Minuto. Em seguida foi apresentada à diretora financeira e foi informada que era tratada de forma diferente do diretor anterior, ou seja, trabalhava mais como colega que subordinada, tomando suas decisões com liberdade de ação e que juntos chegavam às decisões a serem tomadas, ou seja, de forma prestativa e participante. Logo após foi apresentada ao diretor de operações e já nos cumprimentos notou que a empresa trabalhava em um clima de apoio, descontração, amizade e respeito entre todos os comprometidos com a corporação; ficou ciente que tal diretor era responsável por toda parte produtiva da empresa e foi informada que pela diversidade de funções, o