Contabilidade e aspectos administrativos
A Contabilidade como ciência, tem evoluído durante os anos, criando novos conceitos mediante a sua utilização como uma ferramenta de gestão empresarial. Vários autores renomados do mundo contábil deram seus parecer ao respeito de esta ciência. A continuação algumas definições:
1. A contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica (Francisco D Auria da escola patrionalista).
2. A contabilidade é um processo de comunicação de Informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos (Hendriksen da escola norte americana).
3. A contabilidade deve revelar, a qualquer momento, a posição econômica da empresa (Fayol do ponto de vista do administrador).
4. Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos gastos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico e decorrente da gestão da riqueza patrimonial” (Hilário Franco 1996)
Esta última definição de um período mas moderno da contabilidade, evidencia a realidade atual de esta ciência, como auxilio para as tomadas de decisões dos gestores de empresas.
A contabilidade é um instrumento que fornece diversas informações úteis para tomada de decisão, dentro e fora das empresas. Por meio da contabilidade é possível conhecer toda a estrutura econômica e financeira das entidades. Utilizando de registros a contabilidade acumula e resume dados relacionados com o patrimônio das empresas, tornando mais fácil sua interpretação.
O objeto de estudo da contabilidade é o patrimônio, que é composto pelos bens + direitos + obrigações de uma entidade econômico-administrativa.
Patrimônio = Bens + Direitos