Contabilidade Unidade I
*Mostra a situação econômico-financeira da empresa em um determinado momento.
2) O são ativos tangiveis e intangiveis?
*Definições: Ativos tangíveis da empresa são os bens de propriedade da empresa que são concretos, que podem ser tocados. São os imóveis, as máquinas, os estoques, etc. (capital físico e financeiro).
*Ativos intangíveis são as propriedades da empresa que, ao contrário, são difíceis de se ver, de se tocar, mas que se percebe: são suas marcas, a qualidade de sua administração, sua estratégia, sua capacidade de se comunicar com o mercado e com a sociedade, são valores e princípios morais, é a percepção de perenidade que ela transmite, é uma boa governança corporativa, sua capacidade de atrair e reter os melhores talentos, sua capacidade de inovação, seu estoque de conhecimentos, etc.
Resumo: Tangível são ativos com forma física, por exemplo: Mesa, Computador, imóvel, máquinas, etc.
Já os ativos intangíveis, como o nome sugere, não podem ser tocados, ou seja, não ter forma física definida mas são reconhecidos como ativos por gerarem benefícios para a empresa.
Exemplos: Softwares, marcas, patentes, websites, dentre outros.
3) No jargão contábil, o que significa “direitos” e em que lado deve ser demonstrado no balanço? *São valores que a empresa tem a receber de terceiros e devem ser demonstrados do lado esquerdo do balanço, no ativo.
Como direitos, devemos entender os valores que a empresa tem a receber de terceiros, representados, por exemplo, pelas duplicatas emitidas pela empresa contra seus clientes, por venda de mercadorias a prazo ou pela prestação de um serviço, também a prazo. As aplicações financeiras feitas pela empresa em Certificado de Depósito Bancário (CDB) também são classificadas como direitos.
4) Sabemos que “contas” são elementos técnicos que representam no balanço patrimonial um bem, um direito ou uma obrigação e na DRE , despesas e receitas. Assim, se a empresa
comprar