Contabilidade Tributária
Ciências Contábeis 5º semestre
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Anápolis, 2014
Sumário
1. INTRODUÇÃO....................................................................................... 03
2. Desenvolvimento da atividade................................................................... 04
3. CONCLUSÃO......................................................................................... .13
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................14
Introdução
A presente pesquisa tem o objetivo de favorecer a aprendizagem no campo da Contabilidade Tributária, estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz, promover o estudo, a convivência e principalmente o trabalho em grupo, desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado, direcionar o aluno para emancipação intelectual, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão. Para isso foram organizadas na forma de um desafio em etapas, que solucionadas, ajudam a desenvolver as competências e habilidades requeridas para a atuação no mercado de trabalho.
Desenvolvimento
A evolução do sistema tributário brasileiro
De 1500 a 1822 no Brasil, com a necessidade da coroa portuguesa de custear a extração do pau-brasil e falta de meios para tal, o governo passa a fazer concessão para a exploração da madeira, criando assim o primeiro tributo nacional chamado de O Quinto. Os exploradores deveriam pagar ao reino a quinta parte da produção e da venda da madeira.
De 1822 a 1889 A carga tributária é mantida, mas dessa vez para custear gastos militares.
De 1831 a 1840, Começam as revoltas devido a alta tributação instituída pelo governo. Exemplo, A Farroupilha, que envolvia a luta pela baixa dos tributos cobrados pela charque e pelo