Contabilidade tributária
gastos: sacrifício financeiro (dinheiro) que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer;
despesas: bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para a obtenção de receitas (ex.:depreciação dos móveis da administração);
custos: gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços (ex.: matéria-prima);
investimento: gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros (ex.:máquinas);
perda: bem ou serviço consumido de forma anormal.
Elementos de Custos
Material Direto (MD): todo material que pode ser alocado diretamente à unidade do produto que está sendo fabricado e que sai da fábrica incorporado ao produto. Exemplo: matéria-prima.
Mão de Obra Direta (MOD): todo o salário pago ao operário que trabalha diretamente no produto, cujo tempo pode ser identificado com a unidade que está sendo produzida.
Despesas Indiretas de Fabricação (DIF): todas as despesas relacionadas com a fabricação e que não podem ser economicamente separadas entre as unidades que estão sendo produzidas.
Custos Diretos e Indiretos
Diretos: diretamente incluídos no cálculo dos produtos; materiais diretos e mão de obra direta; perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva, bastando haver uma medida de consumo (quilogramas de materiais consumidos,embalagens utilizadas, horas de mão-de-obra utilizadas,etc.).
Indiretos: não oferecem condição de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada (rateio) e muitas vezes arbitrária (como aluguel, o salário do supervisor da fábrica).
Custos Fixos e Variáveis
Custo Fixo: são custos que a empresa tem todo mês e que não sofre alteração em virtude do aumento ou diminuição da produção (exemplo: aluguel).
Custo Variável: são custos que estão diretamente ligados ao volume de produção, ou seja, quanto maior a quantidade