contabilidade tributaria
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os conceitos básicos que constituem o nucleo que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da Contabilidade , que como vimos, consistem em apresentar informação estruturada para os usuarios.
Principios x Objetivos
Principios são a forma , o meio e a estrutura de que a disciplina se utiliza para chegar aos objetivos , para melhor entender o que vem sendo praticado há muito tempo.
O objetivo é informar o usuario.
O objeto é o patrimonio das entidades.
Bancos de dados
A expressão genérica Principios Fundamentais de Contabilidade engloba conceitos diferenciados.Alguns deles não sendo contabeis , mais sim se referem mais ao ambiente economico ou social em que as entidades atuam. Seriam especie de postulados , tambem denominados Postulados Ambientais.
O Principio da Entidade
Esse principio da entidade considerado como Postulados Ambientais da Contabilidade,é o inicio de todo o encadeamento do raciocinio contabil e o arcabouço estrutural da disciplina.
O importante para caracterizar bem o principio é que o patrimonio de uma entidade não se confunde com o de outra ,os patrimonios dos sócios não se confudem com o da empresa.
Se o conceito de Entidade pode ser entendido num sentido macro também pode ser detalhado num sentido micro.Como um todo essa empresa é considerada para finalidades de contabilidade geral , uma entidade contabil.
Economico x Juridico
È preciso entender , portanto que, para melhor planejar a contabilidade , a entidade tem de ser entendida num sentido economico e organizacional , como massa de recursos administraveis , e não só um sentido juridico mais restrito.
O Principio da Continuidade
Este também é conhecido , em alguns estudos , como Postulado Ambiental.
Continuidade x Descontinuidade
O conceito é considerado ambiental ,pois se refere ao ambiente no qual as entidades atuam e as formas usuais de praticar comercio.Assim