Contabilidade Rural
Conceito - características A Cultura temporária é um dos tipos de cultura da contabilidade agrícola. A cultura temporária é aquela que sofre reposição periódica dos produtos, dependendo da época de colheita de cada produto, não ultrapassando um ano. Após a colheita, são arrancadas do solo para que seja feito um novo plantio, como é o caso do arroz, feijão, milho e outros cereais.
Classificação
Estas plantações são contabilizadas no Ativo Circulante, na conta "Cultura em Formação" e sub-conta com o nome específico da cultura. Todos os custos como sementes, fertilizantes, mudas, inseticidas, depreciação de tratores, mão-de-obra, mudas, demarcações, serviços profissionais e demais gastos com a cultura serão registrados nesta conta.
Custeio
É conveniente deixar claro , a diferenciação entre custo e despesa na agricultura. Por custo na agricultura, devemos considerar todo gasto identificável direta ou indiretamente com a cultura como sementes, adubos, depreciação de máquinas e equipamentos utilizados na cultura, fertilizantes e outros. Aqueles gastos não identificáveis com a cultura, ou seja, que não contribuíram para a produção rural em si, e por isso não acumulados no estoque, deverão ser apropriados como despesa do período. Por exemplo: as despesas comerciais, administrativas e financeiras. Desta forma, todos os custos com a cultura temporária, desde a preparação do solo para o plantio, até a finalização da colheita, serão registrados no Ativo Circulante, sub-grupos "Estoques".
Método de avaliação
Todos os custos após a colheita para acabamento do produto, para deixá-lo em condições de ser comercializado e custos de manutenção de estocagem, serão somados à conta "Produtos Agrícolas". Poderá ocorrer que os produtos agrícolas estando prontos para a venda' totalmente acabados, resolva o produtor rural armazená-los temporariamente visando