CONTABILIDADE RURAL
1-CULTURA PERMANTE
1.1-PRODUÇÃO DA CULTURA PERMANENTE
1.2-REGISTROS CONTÁBEIS
1.3-RECEITAS DA ATIVIDADE RURAL
1.4- DESPESAS DE CUSTEIO
1.5-EXEMPLO E ANEXOS DE CULTURAS PERMANENTES
ATIVIDADE RURAL
1 - Cultura Permanente
São aquelas não sujeitas ao replantio após a colheita, uma vez que propiciam mais de uma colheita ou produção, bem como apresentam prazo de vida útil superior a um ano, como por exemplo: laranjeira, macieiras, plantações de café, etc.
Durante a formação dessa cultura, os gastos são acumulados na conta "Cultura Permanente em Formação - Imobilizado".
Quando atingir a sua maturidade e estiver em condições de produzir, o saldo da conta da cultura em formação será transferido para a conta "Cultura Permanente Formada - Imobilizado", especificando-se o tipo de cultura.
Esta conta está sujeita à depreciação, a partir do mês em que começar a produzir.
1.1 - Produção da Cultura Permanente
Durante o período de formação do produto a ser colhido (maçã, uva, laranja, etc.),os custos pagos ou incorridos serão acumulados em conta específica, que poderá ser denominada de "Colheita em Andamento - Estoques - Ativo Circulante",devendo-se especificar o tipo de produto que vai ser colhido.
Após a colheita, esta conta deverá ser baixada pelo seu valor de custo e transferida para uma nova conta denominada "Produtos Agrícolas - Estoques", especificando-se o tipo de produto colhido.
1.2 - REGISTROS CONTÁBEIS
Os registros contábeis devem evidenciar as contas de receitas, custos e despesas,com obediência aos Principios Fundamentais de Contabilidade, observando-se o seguinte:
I - os bens originários de culturas temporárias e permanentes devem ser avaliados pelo seu valor original, por todos os custos integrantes do ciclo operacional, na medida de sua formação, incluindo os custos imputáveis, direta ou indiretamente,ao produto, tais como sementes, irrigações, adubos, fungicidas,