Contabilidade Rural
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IX
FLÁVIO REIS
JOSIANI SOUZA GUIMARÃES
CONTABILIDADE RURAL
BARREIRAS-BA
2013
FLÁVIO REIS
JOSIANI SOUZA GUIMARÃES
CONTABILIDADE PÚBLICA
Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade do Estado da Bahia, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Português Instrumental, ministrada pela prof.º Nelson Teixeira.
BARREIRAS-BA
2013
JUSTIFICATIVA
O agronegócio é o carro feche da economia brasileira e responde por um cada três reais gerados no país, segundo o ministério da agricultura, nos últimos anos, em nenhum outro lugar do mundo houve um crescimento expressivo na agricultura como na brasileira. A safra de grãos, por exemplo, saltou de 57,8 milhões de toneladas para 123,2 milhões de toneladas entre as safras 1990/1991 e 2002/2003.
Nessa onda de informações, a contabilidade surge como um importante aliado para os administradores ruais na busca por informações precisas e importantes para o gerenciamento.
Miranda (2004) comenta que “a agropecuária objetiva o retorno financeiro que satisfaça o produtor rural. Assim, a contabilidade está constantemente gerando informações diretamente relacionadas com a lucratividade, liquidez e alguns riscos que podem ocorrer no agronegócio”.
Devido à importância da agricultura no setor primário no Brasil, é extremamente importante verificar a existencia de controles de custos e financeiros dessas empresas rurais.
CONTABILIDADE RURAL
Ao longo do tempo, o campo foi evoluindo com a mecanização e crescimento da produção, exigindo então uma organização contábil, referentes as receitas, as despesas e investimentos futuros. Daí houve necessidade do surgimento de uma contabilidade voltada pra esta área, então surgiu a Contabilidade Rural.
A contabilidade rural é uma das áreas da contabilidade que dever