Contabilidade, orçamento e direito empresarial
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RILOMAR DE JESUS SANTANA
CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL.
Barreiras
2012
RILOMAR DE JESUS SANTANA.
CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL.
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar do 4º Semestre 2012
Prof.
Barreiras
2012
ATIVIDADE:
Planejamento Financeiro – Características e Fundamentos
A expressão planejamento tem em seu significado literal o ato ou efeito de planejar; ou seja, preparar-se para execução de uma determinada ação, seguindo roteiro e métodos determinados.
Planejar é estabelecer, antecipadamente, um conjunto coordenado de ações, linha de conduta a ser trilhada, as etapas a vencer e os recursos a empregar, visando o alcance de determinados objetivos. É a elaboração de planos ou programas para viabilizar os objetivos vinculados aos resultados, independentemente das organizações serem governamentais ou particulares. Não é um fim em si mesmo. É, contudo, um meio para se atingir um fim. É um processo continuo e permanente, voltado para o futuro, que visa dentre várias alternativas nortear as ações adotadas pela empresa para o alcance de seus objetivos.
Já o conceito de financeiro está atrelado à finanças, à circulação e gestão do dinheiro e de outros recursos líquidos. Contudo, o conceito de planejamento financeiro tem-se a junção dessas duas definições levadas para um plano empresarial.
No mundo globalizado, onde a economia sofre variações e encontra-se vulnerável, o planejamento financeiro empresarial torna-se prioritário no momento de se tomar uma decisão. Um plano financeiro eficaz atribui à empresa a chance de se desenvolver, analisando e comparando os vários cenários, obtendo uma visão de diferentes ângulos em relação à economia global, permitindo assim, que questões relativas às linhas futuras de negócios sejam avaliados. Dessa forma, o planejamento financeiro