Contabilidade não termina por ai
É indispensável que o setor contábil confira também se os impostos gerados pelo departamento fiscal estão de acordo com o faturamento apresentado na contabilidade após a importação dos dados fiscais.
escritorio de contabilidade
A emissão das guias de impostos compete ao contador e, o recolhimento é de responsabilidade do tesoureiro da empresa, no entanto o tesoureiro deve encaminhar os comprovantes de pagamentos ao escritório juntamente com o movimento contábil do mês subseqüente. Cabe ao contabilista averiguar se há ou não funcionários junto ao Departamento Pessoal (setor responsável por toda a área trabalhista, confecção da folha de pagamento, processo de admissão e demissão dos funcionários) e, caso haja necessita-se colher essas folhas transferindo-as para a contabilidade da empresa. Também é de extrema importância que o contabilista consulte se não há pendências nos órgãos competentes através de senhas específicas ou pelo site da Receita Federal, na aba e-CAC utilizando o Certificado Digital (cartão virtual de consultas dentre outras transações).
Ao fim de lançar e, averiguar todas as informações, chega a hora de conciliar conta a conta e, se necessário realizar alguns ajustes, ajustes estes que precisam ser anotados em um relatório próprio de controle interno e, em seguida entregar ao contador responsável técnico para que ele sim analise de forma coerente e, por fim assine o Balanço que será entregue ao cliente para a sua melhor apreciação.
Tanto a entrega (devolução de documentos) quanto à retirada (coleta de documentos) é de responsabilidade única do departamento de Triagem (setor responsável pela coleta, arquivamento e devolução de documentos). Aconselha-se que, os escritórios façam a guarda dos documentos por um período de cinco anos a partir da data de sua entrada.