Contabilidade nas micro e pequenas empresas
1.1.1 OBJETIVO GERAL
Descrever a contabilidade como ferramenta indispensável na administração das empresas, nas tomadas de decisões por seus gestores, independentemente do porte, contribuindo para a continuidade da mesma.
1.1.2 OBJETIVO ESPECIFICO
Mostrar os benefícios da utilização da contabilidade gerencial pelas microempresas e empresas de pequeno porte, auxiliando seus gestores nas tomadas de decisões.
1.2 PROBLEMA
A dificuldade de pequenos empresários em ver a contabilidade como uma ferramenta de auxilio para suas tomadas de decisões.
1.3 JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem como finalidade mostrar a importância da contabilidade dentro da administração de empresas, especialmente as de pequeno porte.
Seu conhecimento por proprietários ou seu gestores é de suma importância, já que esta possibilita o melhor entendimento das reais situações pela qual a empresa vem passando.
Através do estudo da empresa, seu administrador estará a par de dados que o ajudarão nas tomadas de decisões que são que poderão ter grandes influências no futuro da entidade, dando mais credibilidade e segurança nas atitudes e rumos traçados pela empresa.
1 INTRODUÇÃO
A maioria dos negócios em funcionamento no Brasil são constituídos por micros e pequenas empresas, as quais são geradoras de empregos e riquezas, contribuindo significativamente para o aumento da economia no país.
Um fator bastante estudado é o fato delas não contarem com um sistema de gestão eficaz, o que faz com que, em sua maioria, acabem por não se firmarem no mercado, levando então a sua mortalidade prematura.
A Contabilidade tem como principal função fornecer informações seguras para que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança. Através dos dados fornecidos o gestor da empresa poderá analisar a saúde da mesma no mercado, podendo assim, tomar as melhores decisões para o crescimento do negócio.
O que faz a diferença em uma boa