Contabilidade na gestão publica e empresarial
Balanço orçamentário: é uma demonstração contábil publica que relata os saldos das contas de receitas e despesas orçamentarias, comparando as parcelas previstas e fixadas com as executadas. No balanço orçamentário é descriminado no seu lado direito, as receitas orçamentarias, e no lado esquerdo as despesas orçamentarias, ao exemplo do balanço patrimonial da lei das S/A. como para a contabilidade publica não existe a figura de lucro ou prejuízo, mas sim do superávit e do déficit, o resultado da execução orçamentaria é expresso abaixo das despesas, quando ocorre superávit, ou abaixo das receitas, no caso da ocorrência de déficit fim de que o total do lado direito seja sempre igual ao do lado esquerdo. Balanço financeiro é a demonstração contábil pública que evidencia os totais anuais (ou do período em questão) das receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias executadas, bem como os saldos das disponibilidades (caixa e bancos) que foram recebidas do exercício anterior e os que serão passados para o exercício seguinte. O balanço financeiro é composto por duas colunas principais, sendo que na da esquerda, situam-se as receitas e na da direita, as despesas.
Na coluna esquerda, são demonstradas as receitas orçamentárias, receitas não-orçamentárias e os saldos de disponibilidades do exercício anterior.
Na coluna direita, são demonstradas as despesas orçamentárias, despesas não-orçamentárias e os saldos de disponibilidades que ficarão para o exercício posterior ao do balanço financeiro.
A Demonstração das Variações Patrimoniais: evidencia as alterações ocorridas no patrimônio da União durante o período, resultantes ou independentes da execução orçamentária e revela o Resultado Patrimonial,
Que pode ser positivo ou negativo, dependendo do resultado líquido das variações positivas e negativas.
Balanço patrimonial: é uma demonstração financeira obrigatória segundo a lei n.6.404/76. Lei das sociedades