Contabilidade introdutoria
Os usuários da contabilidade podem ser entidades de finalidades não lucrativas e pessoa física e jurídica.
Sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira geral estão sempre interessados em saber como anda o desenvolvimento da empresa e a rentabilidade da empresa, pois muitas vezes não tem atuação direta dentro da empresa.
Administradores, diretores e executivos dos mais variados escalões buscam um conhecimento mais aprofundado, pois são eles os responsáveis pelas decisões dentro da entidade. Eles precisam de uma analise da empresa do passado e do presente para saber qual será o futuro da entidade. A contabilidade fornece aos usuários todos os tipos de dados ligados a gestão financeira e econômica da empresa que podem ser utilizados para executar ações com mais segurança e melhorar o desempenho.
Bancos, capitalistas e emprestadores de dinheiro têm interesses parecidos com sócios, quotistas e proprietários de empresa que mesmo quando a empresa só esta gerando prejuízo, mesmo assim eles continuam investindo com a esperança de que tudo ira se estabilizar. Já os emprestadores de dinheiro que visam à rentabilidade e a segurança de seus investimentos quando prescentem que o negocio não esta progredindo eles pulam fora antes que seja tarde.
Governo e economistas governamentais utilizam os serviços da contabilidade para tributar e arrecadar impostos, taxas e contribuições e os economistas utilizam dados contábeis das diversas unidades microeconômicas.
Pessoas Físicas também utilizam para controlar os orçamentos domésticos. Mas muitas vezes não sabem da importância do serviço da Contabilidade. Como o controle que tem como fim certificar se a empresa esta progredindo de acordo com os planos políticos. A contabilidade gera relatórios contábeis que auxiliam bastante na questão citada anteriormente, ajuda a verificar se os funcionários estão executando o trabalho corretamente. Para planejar novas metas o auxilio da