Contabilidade internacional
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS – FACEM
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – DCC
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
DOCENTE: JORGE SILVANO
ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA
JANIELLY NARA DA SILVA BONIFÁCIO
CONTABILIDADE INTERNACIONAL E AS NORMAS DO IASB.
MOSSORÓ – RN
2011
EXERCÍCIO PROPOSTO
01) Responda: a) Relacione a origem da contabilidade com o desenvolvimento da humanidade. - A história da contabilidade tem uma grande relação com a história da humanidade e esta ciência esta intrinsecamente ligada às necessidades humanas e sociais, ou seja, controlar, explicar, analisar, informar, etc e evolui conforme as necessidades da sociedade e os impulsos tecnológicos.
b) Qual o objeto e objetivo da contabilidade? - O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas conseqüências na dinâmica financeira. O objetivo principal da contabilidade é o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras.
c) Qual a contribuição da escola italiana para o desenvolvimento da contabilidade mundial? - No século XVII, na Itália, a contabilidade chegara a Universidade. Foi nessa mesma época que intitulou-se Francisco Villa como professor universitário, o qual extrapolou os conceitos tradicionais de contabilidade, segundo os quais escrituração e guarda livros poderiam ser feitos por qualquer pessoa inteligente. Para ele, a contabilidade implicava conhecer a natureza, os detalhes, as normas, as leis e as práticas que regem a administração, ou seja, o patrimônio. Com isso iniciou-se a fase cientifica da contabilidade. Mas foi Vicenzo Mozi, em 1923, quem definiu patrimônio como objeto da