Contabilidade Internacional
Prof. José Hernandez Perez Júnior
Luis Eduardo de Souza Pinto Vasques
GFCA T8 – Jan/2014
Respostas às questões de trabalho:
1) Errado, pois os títulos mantidos até o vencimento deverão ser avaliados pelo custo amortizado ao valor recuperável e seu ajuste deve ser realizado no resultado da empresa e não no PL.
2) Errado, porque o reconhecimento fiscal não indica mais ou menos impostos. Errou a administração, pois o ajuste deve ser reconhecido em PDD. A inadimplência é um indicativo de Impairment.
3) Errado, pois a perda já deveria ter sido reconhecida no período anterior.
4) Errado, pois não deve ser reconhecido como ativo porque não é provável que a empresa receberá estes valores. O correto é registrar receita financeira somente no recebimento.
5) Errado, pois a empresa está contabilizando a variação cambial por regime de caixa e não pelo regime de competência, que seria o correto. Além do mais, o ajuste de variação cambial deve ser feito mensalmente com contrapartida no resultado.
6) Errado, porque o valor do ativo não está no valor presente e sim no valor futuro, por isso a empresa deve fazer o ajuste a valor presente. Também não foi observada a essência sobre a forma pois, apesar de ter apenas um preço para venda a vista e a prazo, o valor embute os juros do período. Sempre que houve uma venda parcelada, seu valor total tem que ser trazido a valor presente. A diferenção será levada a resultado financeiro.
7) Errado, na modalidade FOB, quando a mercadoria sai do fornecedor ela já deve ser contabilizada como estoque em trânsito. Neste caso foi considerado passivo omitido.
8) Errado, segundo as boas práticas contábeis brasileiras, o estoque deve ser contado fisicamente pelo menos uma vez ao ano.
9) Errado, a receita não pode ser contabilizada em 2.00A porque ainda não houve a transferência do controle, risco e posse do bem ao cliente. Neste caso, houve uma fraude de antecipação de receita.