contabilidade internacional
CONTABILIADE INTERNACIONAL
Trabalho apresentado à disciplina de Contabilidade Internacional, como requisito parcial para obtenção de nota referente ao 2° bimestre, do 3º ano do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – Campus de Campo Mourão - FECILCAM.
Prof. Alberto Barbosa
CAMPO MOURÃO – PARANÁ
2014
1. Você é empregado de uma empresa (nos Estados Unidos) e quer saber se o plano de benefícios de aposentadoria está nos conformes. Assim, você vai buscar essa informação entre as exigências de evidenciação (FASB) de sua empresa. Em princípio, você está interessado se os ativos do plano (títulos e outros papéis) avaliados a valor justo são suficientes para cobrir as obrigações atuariais. Veja se essa informação consta das exigências do FASB.
R: A FASB menciona que o funded status do plano, que equivale à diferença entre o valor projetado das obrigações atuariais e o valor justo dos ativos do plano, os valores reconhecidos e os não reconhecidos no relatório de posição. E que na evidenciação do ativo no plano, os mais relevantes como exemplo de ações, títulos, imóveis, o percentual de cada um é baseado no valor justo para cada balanço apresentado.
2. Reavaliação de ativos e correção monetária são a mesma coisa?
R: Não, reavaliação de ativo diz respeito a sua aceitação como critério de mensuração de ativos, porém está atrelada a correção monetária, que são reajustes feitos na economia para evitar a perda de valor da moeda. Porque para a evidenciação contábil da reavaliação de ativo, leva em consideração duas abordagem o custo ou mercado, como base de avaliação.
3. Compare o conceito de “valor justo” para instrumentos financeiros conforme preconizado pelo IASB e FASB. Existe diferença ou são similares?
R: O IASB, preconiza sobre a avaliação pelo valor justo dos valores dos ativos do plano, deve destacar, cada categoria de instrumento financeiro