contabilidade internacional
Despesa: é a soma dos consumos auxiliares e administrativos direta ou indiretamente utilizados em quaisquer tipos de entidades com ou sem fins lucrativos.
Custo Fixo: não variação em função da produção ou não produção. (aluguel, salário base)
Custo Variável: varia de acordo com o consumo na produção em função do aumento ou redução de produção. (combustível, energia, matéria prima, hora extra, comissão).
Custos Diretos: são aqueles que incidem sobre sem necessidade de rateio.
Custos indiretos: incidem sobre vários centros de custos e necessitam de rateio.
Margem de contribuição: é uma das três grandes parcelas que compõe o preço de um produto ou serviço. É o somatório das margens de contribuição de todas as vendas de um mês e que formarão os recursos para pagar as despesas fixas, a depreciação e a remuneração do capital. É uma ferramenta de avaliação de resultados muito importante para a empresa.
Margem de contribuição por unidade: é o excesso do preço de venda em relação aos custos e despesas variáveis, destina-se a amortizar os custos e despesas fixo e a formar o lucro da empresa.
Margem de segurança: é a diferença entre o volume de vendas com que a empresa esta operando e o volume de vendas no ponto de equilíbrio.
Alavancagem: é o efeito das variações de volume sobre o lucro.
Grau de alavancagem operacional: é a variação do lucro para cada ponto de variação percentual no volume.
Ponto de equilíbrio: nível de vendas em que a empresa não em lucro nem prejuízo. Denominado analise de custo, volume, lucro. Consiste ao nível de vendas necessário para cobrir todos os custos operacionais, o lucro antes de juros e IR igual a 0,00. Decompor os custos dos produtos vencidos e as despesas operacionais em custos operacionais fixos e variáveis. (receita de vendas – custo fixo – custo variável = lajir zerado)
SEMPRE QUE FOR POR UNIDADDE É O CUSTO