contabilidade intermediaria
As receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado no período em que ocorreu independente de recebimento ou pagamento. O reconhecimento das receitas e despesas é conseqüência do respeito ao período em que ocorre sua geração.
As receitas são consideradas realizadas nas transações com terceiros quando estes efetuarem o pagamento ou firmarem compromisso de efetivá-lo,quer pela investidura na propriedade de bens anteriormente pertencente a Entidade, ou pela fruição de serviços por ela prestados, quando da extinção parcial ou total de um passivo por qualquer que seja o motivo, sem o desaparecimento do ativo de valor igual ou maior, pela geração de novos ativos sem intervenção de terceiros, no recebimento de doações e subvenções.
As despesas consideram-se incorridas quando deixar de existir o correspondente valor do ativo, quando por transferência da sua propriedade para terceiro, pela diminuição ou extinção do valor econômico de um ativo, pelo surgimento de um passivo sem um correspondente ativo.
O principio da Competência que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se refere independente de recebimento ou pagamento.
Passo 02
Regime de competência
A adoção do regime de competência tem por finalidade reconhecer, as receitas custos e despesas, no período a que competem independente da sua realização em moeda.
O principio de Competência do exercício relaciona-se com o reconhecimento do período contábil, isto é, quando uma receita ou despesa deve ser reconhecida, um exemplo para ilustrar e melhor compreender seria, uma empresa realiza uma venda para pagamento em 60 (dias sessenta) a receita é reconhecida na data de venda, e portanto o valor da venda estará indicado na Demonstração do Resultado do Exercício daquele mês.
As empresas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a adotar o regime de competência para fins de apuração de tributos.
Regime de caixa
O regime de caixa representa