CONTABILIDADE INTERMEDIARIA ATPS 1 E 2
Aula-tema: Efeito do Lucro no Balanço e Diferença entre Custo e Despesa.
Passo 2
Através da análise e verificação dos vídeos recomendados, notamos que a Contabilidade é constituída de princípios, denominados de Princípios Contábeis, (Entidade, continuidade, oportunidade, Registro pelo valor original, competência e Prudência), no qual, o Princípio da Oportunidade é aquele que diz respeito ao registro correto das variações patrimoniais.
A integridade dos registros é de fundamental importância para a análise dos elementos patrimoniais. E essa integridade é preservada através de três elementos que fazem parte do trabalho do contabilista.
O emprego do sistema estruturado de trabalho, o uso de formas de registrar e manter com segurança e a confiabilidade os lançamentos contábeis, e o registro propriamente dito, a Escrituração Contábil, técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorrem na empresa que modifiquem ou possam vir a modificar a sua situação patrimonial.
Os elementos mais empregados nessa tarefa são os livros contábeis. Tão importantes que no passado, os contadores eram chamados de guarda-livros.
Os livros contábeis existem em três formatos distintos, dependendo de como a escrituração é feita: escrituração manual (pouco usada).
Escrituração mecânica: Feito em fichas ou folhas soltas e transferidas por decalque para o livro apropriado e também, não mais usado.
Processo eletrônico informatizado de dados.
Independente do formato empregado, o principal Livro Contábil é o Livro Diário, onde se registram todos os eventos contábeis, dia após dia, por este motivo chamado de Diário.
Livro Razão
E obrigatório seguir um sistema de Contabilidade baseado na Escrituração para as Empresas, conforme previsto no código civil. Apenas o empresário rural e o pequeno empresário não são obrigados.
Escrituração dos Livros principais:
Diário
Razão
A Contabilidade também pode empregar livros auxiliares para servirem de