Contabilidade integrada e nao integrada de custos
RESUMO
A Contabilidade de Custos vai ao encontro de dois objetivos específicos: crescimento patrimonial (lucro) e a conquista de novos mercados (participação mercadológica), desta forma, constitui-se em um importante instrumento de controle e atribuição de custos aos produtos. Podemos dizer então que a determinante entre o sucesso de uma empresa e seu fracasso esta basicamente na diferença entre o custo do produto e seu preço de venda.
Palavras-chave: Investimento; Lucro; Custos.
1 INTRODUÇÃO
A administração de empresas atualmente exige uma visão multidisciplinar dos seus gestores e a sobrevivência das organizações depende das praticas gerenciais de apuração, analise, controle e gerenciamento dos custos de produção.
Diante deste cenário, a contabilidade de custos passou a ser vista como um importante auxílio nessa missão, a gerencial.
A preocupação pelo destino das empresas justifica-se tendo em vista a busca continua pelo melhor posicionamento competitivo no ambiente empresarial e da sociedade. A compreensão e a adoção de técnicas de custeio agregam um importante diferencial competitivo.
É importante ressaltar que a nova visão de Custos não data de mais que algumas décadas, desta forma, há muito a ser estudado e desenvolvido.
2 TERMINOLOGIA
Após a Revolução Industrial, onde existia apenas a Contabilidade Financeira (ou Geral), iniciou-se a Contabilidade de Custos, voltada para necessidade de cálculo de Custo para a formação de estoque nas indústrias.
O principal objetivo para os profissionais da área foi o de solucionar os problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado.
A contabilidade de custos possui terminologia própria, entendida como expressões ou termos técnicos utilizados na área de produção e nas demais áreas que fazem parte do patrimônio de empresas industriais.
Desta forma, podemos dizer que muitas das