Contabilidade gerencial
• Em um texto dissertativo comentar sobre contas e a sua função (p.50), teoria patrimonialista (p.54), Plano de contas (p.57), elenco de contas (p.58), importância do plano de contas (p.61).
De acordo com Crepaldi (2008, p.51) contas são denominações contábeis que identificam e controlam elementos contábeis da mesma natureza. As contas representam registros de débitos e créditos da mesma natureza ou espécie, identificadas por nomes, ou melhor, títulos que qualificam elementos patrimoniais como, por exemplo, bens, direitos, obrigações, patrimônio líquido, despesas e receitas. Toda conta deverá ter titulação própria adequada para que possa reproduzir com clareza o fato ocorrido. Todos os acontecimentos ocorridos durante o processo patrimonial tais como: compras, pagamentos e recebimentos são registrados contabilmente na sua devida conta, como por exemplo, mercadorias devem ser registradas em estoque, dinheiro em caixa deve ser registrado em caixa. As contas têm como função registrar os fatos ocorridos financeiramente na empresa. A função da conta é representar graficamente a variação patrimonial que um fato promoveu no Patrimônio da empresa. Essa variação pode ser a débito ou a crédito da conta. Assim sendo, uma conta pode ser debitada ou creditada. (CREPALDI, 2008, p.51).
A movimentação dos elementos contábeis é registrada através dos lançamentos nas contas correspondentes, estes lançamentos serão efetuados por registros a débito e a crédito das contas movimentadas. Deste modo, debitar uma conta é registrar o valor da operação no lado esquerdo de seu razonete, assim como creditar uma conta é registrar o valor da operação no lado direito. Uma das teorias utilizadas na contabilidade no Brasil é a teoria patrimonialista que considera o patrimônio da empresa como o objeto principal da contabilidade. De acordo com Crepaldi