Contabilidade Gerencial
Disciplina: IFRS – Normas Internacionais de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas
NT1: As Demonstrações Contábeis e a Adoção Inicial no Padrão IFRS
IFRS – Normas Internacionais de Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Autor: Laudelino Jochem Currículo
Ementa:
Conceitos, Princípios e Características Qualitativas; Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado e Demonstração do Resultado Abrangente; Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC); Notas Explicativas e Adoção Inicial; Redução ao Valor Recuperável de Ativos; Ajuste ao Valor Presente; Instrumentos Financeiros Básicos; Estoques e imobilizado.
Objetivos:
Apresentar os principais temas ligados à contabilidade para pequenas e médias empresas, de acordo com a NBC TG 1000, Resolução CFC nº 1.255/2009, editada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC);
Demonstrar de maneira clara a aplicabilidade das Novas Normas Contábeis no dia a dia dos profissionais da área contábil.
UE1: Conceitos, Princípios e Características Qualitativas
OBJETIVO
Demonstrar os aspectos conceituais e os princípios contábeis dentro da lógica da hermenêutica.
Olá, aluno(a)! Seja bem-vindo(a) ao Curso de IFRS: Normas Internacionais de Contabilidade. Nesta Unidade, você vai estudar sobre os conceitos, princípios e características qualitativas, além de compreender como os modelos Code Law e Common Law foram disputados até chegar ao IFRS. Preparados? Então vamos lá!
Introdução
A passagem do Feudalismo ao Capitalismo deu origem a uma nova forma de organização social e econômica. Na Idade Média, a economia encontrava-se fortemente alicerçada sobre os pilares da subsistência. No entanto, com o advento da Idade Moderna, sedimentou-se a ideia do lucro e da acumulação de capital. Animação 1 – Organização econômica do Feudalismo ao Capitalismo
E como essa nova forma econômica organizou os processos contábeis?
Essas transformações exigiram que a