Contabilidade gerencial
Centro de Educação a Distância
Laboratório de Práticas Integradas
Curso: CIENCIAS CONTÁBEIS Turma:7º Ano: 2011/1
MODULO: GESTÃO AVANÇADA DA CONTABILIDADE
Atividades previstas QUESTIONÁRIO
ALUNA: CLAUDETE DE FARIAS ROCHA RA: 151919
Questão 1:
Sabendo que a contabilidade gerencial é um instrumento de administração, relate em pelo menos cinco linhas, qual o papel dessa ciência contábil e sua diferença em relação à contabilidade financeira?
Contabilidade Gerencial – Processo de produzir informações financeiras e operacionais para os empregados e gerentes das organizações. Tal processo deve ser dirigido pelas necessidades de informações de indivíduos internos à organização, e deve guiar suas decisões operacionais e de investimentos.
A contabilidade Gerencial deve informar se os preços estipulados, a um determinado volume de vendas, irão aumentar a lucratividade da empresa. Em outras palavras, a contabilidade gerencial deve dizer se é viável produzir e vender os produtos a esses preços e volumes com o novo mix de vendas.
Contabilidade Financeira – Processo de produzir demonstrativos financeiros para entidades e usuários externos – como acionistas, credores e governo. Esse processo é pesadamente restringido por padrões regulatórios oficiais e autoridades fiscais, e por requisitos de auditoria de instituições independentes de contadores.
A contabilidade gerencial refere-se à informação contábil desenvolvida para gestores dentro de uma organização e, auxilia a atingir os objetivos organizacionais. É o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras, usadas pela administração para planejar, avaliar e controlar, dentro de uma empresa, bem como de assegurar o uso apropriado e responsável de seus recursos.
A informação gerencial contábil é uma das fontes de informação primárias para a tomada de decisão, e controle das empresas, os