contabilidade geral
HISTÓRIA DAS COISAS
INTRODUÇÃO:
O vídeo Annie Leonard mostra o ponto de vista de nosso dia a dia. O consumismo está desenfreado e o planeta está acabando temos que economizar. Este vídeo mostra o modo de vida contemporâneo a palavras coisas é uma crítica. Anne Leonard faz usando este conceito de coisa uma identificação do nosso modo de vida. Inicialmente nós podemos dizer que Anne Leonard utiliza o termo coisa para mostrar e demonstrar aquilo que é modo de vida que tem um nome o Capitalismo. O nosso modo de ser e de sentir e viver contemporâneo é produzido por uma dinâmica que dois processos se encontram, o homem para encontrar como sobreviver, construiu todo ambiente econômico para garantir sua existência dentro desse ambiente econômico o homem construiu outro ambiente subjetivo, cultural, ideológico e político que da sustentação a esse ambiente econômico. Alem de excessivo o consumo é desigual no mundo.E a razão é simples;padrões de consumo são determinadas pela cultura.São mais naturais em algumas e menos em outras.Exatamente porque estão ligados a valores,símbolos e tradições que os padrões de consumo são difíceis de serem mudados.Mas esta mudança é absolutamente necessária na visão de especialistas,sob pena de nosso planeta ficar esgotado.
“A palavra consumir, no Aurélio, quer dizer esgotar. Precisamos refletir sobre o que e como consumismos. E ir além, educando as crianças na perspectiva de um consumo mais consciente.
Hoje se fala muito em sustentabilidade e relacionamos a palavra ao impacto ambiental, mas o consumo da forma que existe hoje gera impacto social insustentáveis. A mensagem vinculada pela mídia atinge a todos por igual, mas há aqueles que não têm dinheiro. E o resultado muitas vezes,nas grandes cidades,é a violência urbana.
Se o viés da sustentabilidade social já é motivo suficiente para refletirmos sobre as razões de comprarmos tanto, os dados do estudo