Projetos de conservação da biodiversidade.
Preservação Ambiental
Deivid Gabriel dos Santos
Igor Buffon
UERGS
São Francisco de Paula - Nov/2014
Histórico da Preservação Ambiental
A preservação ambiental ou proteção ambiental é uma prática de proteger o ambiente natural em níveis individuais, organizacionais ou governamentais, para o benefício tanto do meio ambiente e como dos seres humanos.
Devido às pressões populacionais e de tecnologia, o ambiente biofísico está sendo degradado, por vezes de forma permanente. Isto tem sido reconhecido, e os governos começaram a colocar restrições sobre as atividades que causam degradação ambiental. Desde os anos 1960, a atividade dos movimentos ambientalistas criou a consciência de várias questões ambientais.
A proteção do meio ambiente é necessária devido às várias atividades humanas. A produção de resíduos, a poluição do ar e a perda de biodiversidade (resultante da introdução de espécies invasoras e da extinção de espécies) são algumas das questões relacionadas com a proteção ambiental.
A proteção ambiental é influenciada por três fatores interligados: legislação ambiental, ética e educação e os valores e comportamentos ambientais a nível pessoal. Para que a proteção do meio ambiente se torne uma realidade, é importante que as sociedades desenvolvam cada uma dessas áreas que, em conjunto, irão informar e conduzir as decisões ambientais.
Nível Global
World Wide Fund for Nature
Organização não governamental (ONG) internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental, anteriormente chamada World
Wildlife Fund, nome oficial ainda em uso nos
Estados Unidos e Canadá.
Foi fundada em 1961 na Suíça por um grupo de cientistas preocupados com a devastação da natureza.
O nome foi mudado em 1986 devido à expansão e orientação da sua atuação para a preservação do ambiente como um todo (que reflete a interdependência de todos os