contabilidade geral
INTRODUÇÃO
Evidenciando que a corrupção na administração pública é um mal avassalador presente em todos os setores da administração pública, não seria em nenhum momento audácia afirmar que ela é a principal causa da desilusão política dos cidadãos brasileiros, e menos ainda exagerado afirmar que também a principal responsável pela nossa vivenciada desigualdade social e uma parcela considerável de brasileiros vivendo em situação de miséria, constituindo e sustentando famílias em condições de vida deploráveis, atribuindo também a ela a violência presente em muitas famílias de origem digna e honesta.
A CORRUPÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
A palavra CORRUPÇÃO segundo o Dicionário Português do AURELIO/2008 “ação ou efeito de corromper, de fazer degenerar; depravação. Ação de seduzir por dinheiro, presentes etc., levando alguém a afastar-se da retidão, suborno.” se assimila facilmente ao nome do ex-presidente da República Fernando Collor de Melo em sua curta e tumultuada administração na década de 90. Foi uma era que deixou um marco na história política brasileira e talvez graças a intensa campanha da imprensa no momento em que o país vivia um sonho de mudança econômica e social solucionando a pavorosa inflação, desencadeou-se uma grande organização de desvio de dinheiro público. Quem não se lembra do ”esquema PC Farias” tráfico de influência e de irregularidades financeiras organizadas pelo empresário Paulo César Farias, amigo de Collor e caixa de sua campanha eleitoral.
Desde então o ministério público vem lutando na tentativa de fazer valer as leis penais brasileiras que são suficientes para combater a corrupção, mas o que ainda se falta é a aplicação correta dessas leis, ou será que todas as vezes que um administrador público praticar atos corruptos e esses vierem a tona os brasileiros terão que “pintar a cara” novamente, invadir órgãos públicos, acionar a imprensa, interditar avenidas, manifestar por decisões