Contabilidade Geral
Disciplina: Sociologia Organizacional
Atividade Avaliativa 2
No capítulo 4 (“O Homem na Sociedade”) do livro Perspectivas Sociológicas, Peter
Berger argumenta que o predomínio do todo sobre as partes se manifesta através de dois mecanismos fundamentais: o “controle social” e a “estratificação social”.
Com base nos apontamentos de Berger, descreva a forma segundo a qual esses dois mecanismos se manifestam na realidade social.
Tratando primeiramente a respeito do “controle social”, esta é uma expressão proveniente da Sociologia. Seu significado é dado com o seu emprego que visa à caracterização dos mecanismos que promovem uma ordem na sociedade, isto é, impulsiona uma organização da sociedade, bem como resigna aos residentes desta sociedade certos padrões sociais e princípios morais. Dessa forma, é estabelecida por meio do controle social uma garantia de harmonia no comportamento dos indivíduos junto a um aglomerado de regras e princípios que foram previamente conceituados e sancionados. Se tomarmos como exemplo o município de Porto Alegre para análise, inferimos que este não possui de fato a tal harmonia mencionada anteriormente. Neste município, apesar de existir um Orçamento Participativo para ser utilizado como uma ferramenta de formulação, um mecanismo que visa o incentivo à participação e prestação de contas, ele não cumpre suas responsabilidades como deveria. No caso da prestação de contas da gestão fiscal, sim, mas não totalmente. Pode-se dizer que é em partes, pois o município tem se limitado a obedecer ao que manda a Lei de Responsabilidade Fiscal e, por conta disso, o papel de propagação e processo das audiências públicas é direcionado para a
Câmara Municipal. Vale dizer que tais audiências públicas não têm alcançado sucesso no que diz respeito à participação da sociedade. Pelo contrário, elas vêm sendo um fracasso nesse quesito.
Com base nisto, depreende-se que o controle social visto