Contabilidade geral
1 ) - BALANÇO PATRIMONIAL BP - DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS DRE - DEMONSTRAÇÃO DOS LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS DLPA - DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS DOAR( FOI EXTINTA POR FORÇA DA LEI 11.638/2007, SENDO OBRIGATÓRIA PARA APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ATÉ 31/12/2007. - DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO DMPL
2 ) AS NOTAS EXPLICATIVAS TEM POR FINALIDADE COMPLEMENTAR AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS MOSTRANDO OS CRITÉRIOS CONTÁBEIS UTILIZADOS PELAS ORGANIZAÇÕES, INCLUSIVE A COMPOSIÇÃO DO SALDO DE DETERMINADAS CONTAS, OS MÉTODOS DE DEPRECIAÇÃO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ELEMENTOS PATRIMONIAIS.
3 ) VISAM FORNECER INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ESCLARECIMENTO DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL, OU SEJA, DE DETERMINADA CONTA, SALDO OU TRANSAÇÃO, OU DE VALORES RELATIVOS AOS RESULTADOS DO EXERCÍCIO.
4 ) O GRUPO DAS CONTAS QUE COMPÕEM O ATIVO E PASSIVO DENOMINA EM “ BALANÇO PATRIMONIAL”.
5 ) CAIXA, BANCOS, DUPLICATAS A RECEBER, ESTOQUE DE MERCADORIAS, ( NO PRAZO MÁXIMO DE 12 MESES).
6 ) SÃO AS CONTAS DA MESMA NATUREZA DO ATIVO CIRCULANTE, QUE TENHAM SUA REALIZAÇÃO
CERTA OU PROVÁVEL APÓS O TÉRMINO DO EXERCÍCIO SEGUINTE, QUE SIGNIFICA NUM PRAZO SUPERIOR A UM ANO A PARTIR DO PRÓPRIO BALANÇO.
7 ) SÃO CLASSIFICADAS NESSE GRUPO AS PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS PERMANENTES, ASSIM ENTENDIDAS AS IMPORTÂNCIAS APLICADAS NA AQUISIÇÃO DE AÇÕES E OUTROS TÍTULOS DE PARTICIPAÇÕES SOCIETÁRIAS.
8 ) CLASSIFICA NESTA CONTA OS BENS INCORPÓREOS DISTINTOS A MANUTENÇÃO DA COMPANHIA OU EXERCIDOS COM ESSA FINALIDADE EX.: SOFTWARES, MARCAS E PATENTES.
9 ) DEPRECIAÇÃO – É A DIMINUIÇÃO DO VALOR DOS BENS MATERIAIS CORPÓRESOS QUE INTEGRAM O ATIVO IMOBILIZADO NA DECORRÊNCIA DE DESGASTE OU PERDA PELO USO. AMORTIZAÇÃO – É A PERDA DE VALOR DE COISAS IMATERIAIS OU DE IMOBILIZAÇÕES FINANCEIRAS. EXAUSTÃO – É A PERDA DE VALOR QUE SOFREU AS IMOBILIZAÇÕES SUSCETÍVEIS E QUE SE ESGOTA NO