Fundamentos de farmacologia
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA
ENVIRA-AM
2012
MARIA NOELY DA SILVA E SILVA
FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA
Trabalho para obter nota no 2º segundo Módulo da disciplina Fundamentos de Farmacologia, ministrada pela enfermeira: Shirley França, pelo curso Liceu Ensino Contemporâneo.
ENVIRA-AM
03/08/12
1º) Explique o que é pó comprimido Drágeo, Cápsula e Supositório. Explicasse que deve ser tomado em colheradas, diluído em água (Bicarbonato de sódio) ou acondicionado Saches. É o pó comprimido em formato próprio. A Drágea contém um núcleo com o medicamento e o revestimento de goma-laca, açúcar e corante devido a terem sabor ou odor desagradável. Os comprimidos dissolvem, em sua maioria no estômago, mas as drágeas são produzidas de maneira que sua liberação seja entérica. A cápsula é constituída por um invólucro de gelatina e por um medicamento em forma sólida. Sólida ou líquida utiliza-se com os seguintes objetivos: eliminar o odor e sabor desagradável. Supositório de formato cônico ou ogival, destina-se a aplicação retal. Pode ser ação local ou sistêmica. Ação local: supositório de glicerina (laxante).
2º) Como estão divididos os medicamentos líquidos e os pastosos? Os medicamentos compreendem as soluções, xaropes, elixir, suspensões, emulsões, loções. Os pastosos estão divididos em pomada, creme, pasta e gel.
3º) O que são formas magestral e oficinais? • Magestral: é aquela prescrita pelo médico e deverá ser feito em uma farmácia de manipulação. • Oficinais: São fórmulas fixas consagradas através dos tempos, ao qual estão escritas na farmacopeia.
4º) Defina: Dose, menina, dose de manutenção, dose máxima, dose média, dose toxica, dose letal e dose efetiva ação sistérmica. • Dose mínima: é a mínima quantidade de medicamento capaz de produzir efeito terapêutico, sem acarretar