Contabilidade geral
Para melhor entendermos a situação Financeira de uma determinada empresa elaboramos uma demonstração contábil chamada Balanço Patrimonial, onde são dispostos três elementos que formam a base para esta demonstração, são eles: ativo, passivo e patrimônio liquido.
ATIVO
Recurso controlado pela entidade, como beneficio econômico futuro com o potencial de contribuir direta ou indiretamente para o fluxo de caixa e bancos. O ativo pode ser produtivo, quando recurso faz parte das atividades operacionais da entidade, ou também pode ser capaz de reduzir as saídas de caixa quando o mesmo torna-se um recurso capaz de reduzir custos operacionais da entidade.
Exemplo de alguns benefícios do ativo: * Uso isolado ou em conjunto na produção de mercadorias ou serviços * Troca por outro ativo * Uso para liquidar um passivo * Distribuído aos proprietários da entidade
Existem ativos que possuem foram física, como maquinas e equipamentos. Outros que não possuem forma física, como marcas e patentes. Ativos que são classificados como direitos, tais como contas a receber, imóveis, terrenos, etc.
Ativos são resultantes de transações passadas, quando os compramos ou produzimos. Mas também existem casos que podem vir de outras transações, como por exemplo, quando uma entidade ganha do governo um terreno que deverá aumentar o crescimento econômico da região. As transações previstas para ocorrer no futuro, como quando a entidade tem a intensão de adquirir mais estoque, não podemos entender como um ativo.
PASSIVO
Obrigação presente da entidade, derivado de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que reflita em uma saída de recurso capas de gerar benefícios econômicos para entidade. Para que se tenha um passivo é necessário que se tenha uma obrigação. Esta obrigação pode ser legalmente exigida, como contas a pagar por mercadorias ou serviços recebidos. Também existem obrigações